3 Técnicas Para Aprender Inglês
agosto de 2024 por A.J
"Essas são as 3 técnicas para aprender inglês mais eficientes que já encontrei durante minha jornada para ser bilíngue:"
1. Técnica de aprendizado por associação
Essa técnica é ótima para aprender novas palavras e expressões em inglês. Em vez de usar o Deepl ou algum outro tradutor logo de início, tente procurar a palavra no Google Imagens. Observe as imagens para entender o significado pelo contexto visual.
É importante notar que, às vezes, as imagens podem ser confusas ou não ter relação direta com a palavra. Nesse caso, veja quais tipos de imagens aparecem com mais frequência e identifique o que elas têm em comum.
Por exemplo, ao buscar a palavra "Cow", você verá imagens de vacas, entendendo facilmente o significado. Já ao procurar por "Coffee", você pode ver imagens de perfumes, mas ao rolar mais para baixo, verá fotos de café, que é o verdadeiro significado da palavra.
2. Técnica de conversação
Essa técnica pode parecer estranha no começo, mas é mais parecida com um exercício de teatro do que com qualquer outra coisa. A ideia é simples: fale consigo mesmo.
Comece descrevendo seu dia, o que você fez ou está fazendo. Pratique em qualquer lugar, seja no banho ou lavando louça. Isso é um ótimo começo, mas muitas pessoas param nas frases básicas, como cumprimentos ou informações pessoais. O que elas não sabem é que essa prática é muito mais poderosa quando aplicada a outras áreas.
Aqui está um passo a passo para você começar:
- Pense em uma história – pode ser sua ou de algo que você assistiu, leu ou ouviu.
- Tente contar essa história para si mesmo com as palavras que você conhece.
- Provavelmente, você perceberá que não consegue formar algumas frases mesmo simples ou que elas soam estranhas. Quando isso acontecer, use um tradutor ou uma IA inteligente, como o ChatGPT, para encontrar uma maneira mais natural de expressar o que você quer dizer.
- Repita a história com as frases corretas e tente contá-la várias vezes.
- Se tiver dificuldades para lembrar, escreva tudo em um papel. Atenção: escreva à mão, pois o cérebro presta mais atenção ao que escrevemos do que ao que digitamos. Repita até que pareça natural. Você vai aprender novas estruturas e melhorar a forma como se expressa.
- Dica: não escreva o texto em português e depois traduza. Embora isso pareça economizar tempo, você perderá a oportunidade de ensinar ao seu cérebro o caminho correto depois de cometer um erro.
3. Técnica de pronuncia
Essa técnica é excelente para melhorar sua pronúncia e treinar sua compreensão auditiva, ajudando a sair do nível iniciante e começar a falar. Consiste em ler textos enquanto ouve o áudio correspondente. Há uma seção dedicada a isso; basta clicar e começar a praticar - Se ainda não houver áudios disponíveis, aguarde as próximas atualizações.
Um professor com mais de quinze anos de experiência me mostrou o poder dessa técnica. Mas não basta ler uma ou duas vezes; é preciso repetir até que você entenda completamente cada frase.
Depois de várias repetições, tente ler sem o áudio e grave sua leitura. Lembre-se:se permita errar! Repita o processo e, com o tempo, sua pronúncia ficará mais fluida e correta.
Por fim, tente explicar em inglês o conteúdo do texto como um resumo e veja o que você conseguiu aprender.
Experimente cada uma delas e veja qual dessas 3 técnicas para aprender inglês funciona mais para você
Leia também: Flashcards para aprender funcionam mesmo? Veja o que diz estudos científicos